quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Palavras do Pe. Paulo.


SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DOS AMIGOS DO MARCUCCI
MARIA UMA MULHR SEMPRE A CAMINHO.

Queridas Irmãs Pias Operarias, queridos leitores (as),vocês não imaginam a alegria guando senti no coração em ser convidado para falar aos amigos do Marcucci sobre Maria uma Mulher sempre a caminho. Fiquei muito feliz, pois falar da Mãe é sempre uma graça., preparei com muito carinho o tema, me baseie na chamada `via Maria `ou também podemos dizer: contemplar os mistérios do terço da anunciação, o sim generoso de Maria a Rainha do céu e da terra, acrescentando Maria como modelo de santidade, como a primeira cristã, a discípula do mestre....
Quando sai de casa para chegar a Itaquá onde iria  me encontra com o grupo, preferi ir de transporte coletivo,ônibus depois metrô,  uma distância talvez de 100km. Fiz um experiência fabulosa, pois, nascido, crescido e exercido meu Ministério sacerdotal no interior,  andar em uma grande capital e ainda numa sexta feira em  horário de pique, pude experienciar tudo  aquilo que nos mostram os meios de comunicação,  pois levei mais de  quatro horas para  chegar ao destino onde a irmãzinha estava me esperando feliz. Na trajetória eu contemplava os rosto de tantas e tantas mães cansadas, com o peso do trabalho, retornando para seus lares para levar o pão de cada dia. Outras com certeza iriam ainda para igreja,  para a  catequese... em fim tantas Marias de hoje, que precisam enfrentar  ônibus, dois, três....cinco metrôs......egarafamentos para criar seu filhos. Digo que isso me motivou e concretizou a via Maria, percebi verdadeiramente que Maria é mesmo uma mulher sempre a caminho, caminhou com Jesus, com os discípulos, com a primeira comunidade e hoje caminha com cada um de nós.
Não se pode falar de Igreja sem que esteja presente Maria. Maria é a mais alta realização do Evangelho, com rosto materno e misericordioso, da proximidade do Pai e de Jesus Cristo, com quem ela nos convida a entrar em comunhão. A Igreja venera Maria como Mãe muito amada, com afeto e piedade filial. Maria é Mãe de Deus, Mãe de Jesus Cristo no seu "Sim" da anunciação. É Mãe da Igreja, porque é Mãe de Cristo, cabeça do Corpo Místico.
 Maria e a Evangelização: Maria tem um coração do tamanho do  mundo e intercede ante o Senhor da História por todos os povos, é modelo da vida Cristã, sua virgindade consagrada é modelo de doação inseparável de sua fé, pobreza, obediência e assim tornou-se fecunda pelo Espírito Santo.  Imaculada e Assunta, ela é a realização perfeita do projeto de Deus sobre a humanidade. Esperança nossa, para ela volvermos o olhar. Em Maria, o Evangelho penetrou a feminilidade, remiu e exaltou-a, dignificando extraordinariamente a mulher. Maria é bendita entre todas as mulheres.
Meus irmãos, nosso encontro foi verdadeiramente um bênção de Deus! Encontrei amigos fiz amigos... de fato podemos dizer que o espírito Mariano está presente na vida e nas escolas das  Pias Operárias, foi grande a alegria refletirmos sobre Maria com as Irmãs mais maduras as quais me deram aulas, encontros, formação, quando ainda era criança na minha paróquia e hoje eu como Padre, me considero filho do coração nascido no seio das irmãs Pias, falando e refletindo com os leigos irmãos tudo aquilo que elas me ensinaram na catequese. Muito mas muito obrigado por tudo pelo carinho e confiança.
Com a intercessão de Maria a bênção de Deus.
 Pe.  Paulo Sergio Mendes da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recadoseglitters.com